Tratamento de safena com espuma guiada

O tratamento com espuma é um dos procedimentos mais versáteis no arsenal do cirurgião vascular experiente.

É um procedimento minimamente invasivo, utilizado tanto para o tratamento das veias safenas e veias varicosas profundas e de difícil acesso, como para ajudar no tratamento de vasinhos superficiais resistentes aos tratamentos convencionais. 

A espuma utilizada no tratamento é feita misturando um agente esclerosante detergente (o polidocanol) com o ar. Essa espuma é injetada imediatamente dentro da veia, guiada pelo ultrassom no caso de veias calibrosas.

A espuma funciona como o êmbolo de uma seringa empurrando o sangue e, assim, agindo na parede da veia levando a sua inflamação e destruição. 

Procedimento realizado no consultório, sem necessidade de repouso ou afastamento de suas atividades.

No caso de veias mais calibrosas pode ser necessário um retorno para drenar o sangue que fica acumulado no interior da veia (como uma gelatina) e, assim, evitando manchas na pele.

O uso de meia elástica é necessário por período variável dependendo do tamanho das veias e recomenda-se evitar a exposição ao sol durante o tratamento.

É um tratamento muito usado para combater varizes em idosos e nos casos mais graves, com lesões de pele e feridas, sendo muitas vezes a única opção nestes casos mais avançados.

Agende sua consulta!